top of page

Os chatbots fazem parte da sua estratégia de marketing?

  • Foto do escritor: Claudia N. Ekström
    Claudia N. Ekström
  • 25 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Como você se informa sobre o seu nicho e entra na concorrência para divulgação de conteúdo nessa enxurrada de informações? Na boa, diversidade é muito bom. Mas, também atrapalha, pois favorece distração. Quando procuro informação sobre algo,

ou melhor, quando penso em procurar informação, o primeiro passo, na maioria das vezes, é dar um Google. E raramente o YouTube é a minha primeira opção. Mesmo se o resultado da pesquisa me oferecer vários vídeos para sanar a minha dúvida, texto é sempre a minha primeira alternativa. Talvez isso seja um vício do jornalista e redator, profissionais que vivem do texto. Mas, como somos todos únicos, de várias idades, gêneros, profissões, nacionalidades e tudo mais, temos nossas preferencias sobre qual canal de comunicação é o mais adequado. Recentemente, estava lendo sobre o uso de chatbots para otimizar estratégias de marketing digital e comunicação. Como os robôs facilitam a conectividade e alavancam vendas – tanto para grandes como pequenas empresas.


Para a geração que nasceu na era das mídias sociais, esse mundo ultra-conectado faz parte do DNA desses novos humanos. Mas, pra mim, que vem da última geração que fez curso de datilografia, confesso, fico boquiaberta com esse atual universo tecnológico – e encantada com as possibilidades!

Dados atuais (2019) mostram que, 1,5 bilhão de pessoas usam Whats App e mais de 180 países e 1,3 bilhão usam Facebook messenger. E o que representam esses números quando falamos sobre negócios? Vendas e interação! Ok, as campanhas de e-mail marketing ainda funcionam. Mas, a taxa de abertura de e-mails caiu escandalosamente. Por que? Porque os canais de interação atuais são outros! Ou melhor, são diversos. Às vezes, se interconectam. Outras, concorrem entre si!

As pessoas passam mais tempo nas plataformas de chat do que nos e-mails. Logo, estar aonde essa audiência se encontra é sinal de adequação à realidade e pode representar ganhos econômicos. Então, fazer uso de chatbots para otimizar a estratégia de marketing parece o ideal.

Muitas prenumerações de jornais e revistas passaram a ser online. E agora, desde a existência dos chatbots, é possível fazer prenumeração gratuita pelo Facebook-messenger de notícias e outros conteúdos. Até mesmo e-books podem ser baixados por lá. Falo como se estivesse diante de mais uma maravilha do mundo. E estou!

O marketing digital e todas as suas ferramentas oferecem possibilidades incríveis!


Não é clichê dizer que portas têm sido abertas e barreiras, quebradas, fazendo uso de estratégias corretas.

As inovações, em linhas gerais, vêm pra somar. E várias estratégias de marketing digital, construídas com cuidado e inteligência geram valor e autoridade. E apesar da concorrência por espaço e audiência ser enorme, há mercado para todos. Que fiquem

os que agreguem!




 
 
 

Comments


bottom of page